quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aninimato Crime ou boa ação


Quero começar este texto com uma citação bíblica.
(Mt. 6:2-3)
2. “Quando derem uma esmola, não fiquem contando a todo mundo a respeito disso, como os hipócritas fazem - tocando trombetas nas sinagogas e nas ruas chamando atenção para os seus atos de caridade! Verdadeiramente Eu digo: Eles já receberam toda a recompensa que poderiam ter”.
3. “Mas quando vocês fizerem um favor a alguém, façam-no secretamente - não contem à sua mão esquerda aquilo que a sua mão direita está fazendo”
O texto de São Mateus evangelista, escrito acima, ensina um tipo de anonimato onde o benfeitor, o que oferta ou esmola, deve faze- lo sem a pretensão de ficar famoso, ou seja  ser benévolo   sem o desejo que outros o apreciem  apenas ela ação. É um tipo de anonimato em que o praticante adquire uma posição em níveis superiores. Eternos, que só serão conhecidos e galardoados na vida futura. Jesus  incentiva seus discípulos a fazer assim.
Vejamos: 
O que recebe tal benefício não fica exposto, mas, ao mesmo tempo é abençoado recebendo o que necessita, O que tem fome é saciado sem que sua miséria seja exposta!
Muitos ao longo da historia da humanidade tem praticado a filantropia de modo muito honroso, separam parte de seus dividendos para que outros menos favorecidos tenham uma vida melhor.
Jesus certa Feita disse: S. Mc. 6:41 –“ Se alguém der a vocês um copo de água porque vocês são de Cristo - Eu digo isto com toda a certeza: não perderá sua recompensa”
Assim quem faz o bem pensando em melhorar a vida de um semelhante, deve esquecer se dos holofotes, trombetas...

Ao mesmo tempo em que o  anseio pelo anonimato para alguns temsido algo escravizador. 
Talvez pela sensação de impunidade, pois, se não sabem quem sou, como me punirão? 
Dessa forma, Muitos jovens, adolescentes e até mesmo algumas personalidades de muito prestigio tem lançado mão do anonimato na internet, cartas anônimas e afins, como meio de litígio, ações fraudulentas, cometem abusos, e crimes contra a honra e até contra o património de seus semelhantes!
Se no texto acima Jesus incentiva a pratica de boas ações sob a promessa de recompensas, também devemos estar atentos, pois o contrario também é verdadeiro. Nada fica oculto aos olhos de Deus,  as recompensas são certas.
Portanto, se pensas em fazer algo em oculto que seja o bem, que seja para melhorar a vida de outrem, dar qualidade de vida a alguma família que tem menos que você, ajudar um jovem a obter um futuro mais promissor.
Que suas atitudes, sejam pública ou oculta, produzam relevância tanto para sua vida como às dos outros.
A vida vale a pena, Não perca seu tempo maquinado o mal!
Só faça algo em oculto se for para o bem!

Nenhum comentário:

Fale com o Pr. Daniel Ramos

Nome

E-mail *

Mensagem *