domingo, 27 de março de 2011

Quem cuidará destes


Estamos vivendo uma avalanche de catástrofes naturais, Deslizamento, enchentes, tsunmes, terremotos entre tantos…
Diante de situações tão sensibilizantes e terríveis me pergunto, como deve ser nossa atitude e postura ante tudo isto?
Uma rápida olhada na bíblia  sagrada dá nos exatamente a direção de como deve ser nosso modelo de ação de como Cristãos.
Abaixo listo de forma rápida, quase como que um esboço simples de como alguns personagens nos direcionaria se perguntássemos a estes: vejamos;

Jó  se defende ante a seus amigo, e seu testemunho neste momento de reclamação nos mostra como deve ser o procedimento daqueles que temem a Deus ante aos suplicios do que não tem acesso no momento de dificuldade.

12  Porque eu livrava o miserável, que clamava, como também o órfão que não tinha quem o socorresse.
13  A bênção do que ia perecendo vinha sobre mim, e eu fazia que rejubilasse o coração da viúva.
14  Vestia-me da justiça, e ela me servia de vestimenta; como manto e diadema era a minha justiça.
15  Eu me fazia de olhos para o cego, e de pés para o coxo.
16  Dos necessitados era pai, e as causas de que eu não tinha conhecimento inquiria com diligência. (Jo 28:12-16)
Conselho da Mãe do Rei Lemuel a seu filho sobre como deveria proceder frente as várias situações:

Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição.
Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados.(Pv. 31:8-9)

O cuidado com os pobres foi não apenas uma preocupação social mas um principio Espiritual na pregação do Evangelho.
E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;
10  Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência.(Gl 2:9,10)

Jesus, quando perguntado a cerca da vida eterna, responde demonstrando que os anseios da vida eterna e o céu, não pode nos distanciar das mazelas sociais que nos cercam e fazendo isto, empenhado recursos que estão ao nosso alcance nos garante também um status diferenciado no Céu.

21  E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
22  E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. (Lc 18:21-22)

O apostolo paulo conseguiu que a igreja por quer que fosse implantada tornasse partícipes como ofertantes para com os necessitados.

24  Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia.
25  Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos.
26  Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
27  Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais. (Rm15:24-27)

Logo, o cuidado com os nossos irmãos é responsabilidade nossa ainda hoje, principalmente em caso de catástrofes naturais, ignora ou esperar por politicos e governos é inadmissível, temos que nos mobilizar.
Governos e políticos tem sim suas responsabilidades em fazer e projetos executáveis que garantam socorro imediato em caso de emergencias, projetos que tragam estabilidades para os cidadãos,  até e principalmente porque estes chegam ao poder, por permissão de Deus e também pelo voto dos eleitores os quais estes devem representar. Porém, o cuidado com os nossos irmãos sempre deverá ter uma partida e ou contra partida de fé e generosidade,  sim, colocando a mão nos bolsos, repartindo alimentos e vestimentas se preciso.
A pregação do evangelho que muda vidas, é uma conjuntura, ação social, verdadeira demonstração de nossa fé em obras.
Assim, a igreja será conhecida pelo seu poder, o Amor de Cristo, que nos impulsiona,   a mudar vidas agindo  no poder do espírito Santo, assim age uma igreja relevante.

Porque os pobres sempre os tendes convosco,...
(Jo 12:8)

Daniel Ramos, serve como copastor na igreja Assembleia de Deus, sede em Maringá PR.






Nenhum comentário:

Fale com o Pr. Daniel Ramos

Nome

E-mail *

Mensagem *